miércoles, 9 de junio de 2010

Enraiando uma roda aro 20 x 36 raios

Alguém falou que fazer isso era muito dificil...

entao resolvi fazer esse tutorial de como enraiar um aro de bicicleta 36 furos
esses raios são 7-5/8 "ou 193 milímetros

para iniciar colocar um aro no seu colo com o furo da válvula virado para a direcao contraria do seu corpo.pegue o cubo e monte o raio na flange superior atravessando pelo furo da mesma direcao da flange inferior do cubo.na flange inferior conte 9 furos a direita e coloque um raio na flange inferior.(repare que ambos os raios serao inseridos pela parte externa do cubo)
o raio da parte interna sera colocado no furo a direita da saida para a valvula de ar no aro e o superior a esquerda
tem que ficar igual a foto a seguir.


IMPORTANTE: somente apertar os nipples(porcas dos raios) 2 voltas completas no momento, você vai apertar por completo mais tarde.
Agora você está pronto para começar a colocar todos os raios da mesma direcao do cubo(inserir os raios da parte externa para a parte interna),basta escolher uma flange(superior ou inferior) para começar.
montando da direita para esquerda,pular um furo na flange e tres no aro(repare que todos os raios colocados na flange superior seram presos no aro no furo superior e os da flange inferior serao fixados no aro no furo inferior), repetir ate que complete uma volta inteira no cubo nas duas flanges superior e inferior


ok, agora você pode começar a adicionar os raios nos furos que sobraram.Escolha qualquer furo em uma flange e atravesse da parte interior do cubo para a parte exterior ... este raio sera fixado 18 furos no aro a direita do furo aonde esta fixado o raio da esquerda no cubo(basta contar 18 furos e entao colocar o raio respeitando a regra de aperto de apenas duas voltas no nipple)e os demais seguindo os mesmos passos das fotos anteriores...pquando montada sua roda devera ular um furo no cubo(que agora vai estar preenchido)e tres no aro.Repare que seu aro devera estar com as seguintes caracteristicas..
todos os raios da flange superior fixados no aro pelos furos superiores e os inferiores pelos furos inferiores e ainda na segunda sequencia de raios(os que entram da parte interior do cubo para a parte exterior) devem passar por cima do segundo e quarto raio a direita da flange e por baixo do setimo.
E ai?Sua roda esta parecida com a roda abaixo?Espero que sim

Gostou? Comente!!!



8 comentarios:

  1. dificil é sim.... a prova é que vc nao percebeu onde errou qdo fez agora tá devendo o esse capitulo hihihi

    ResponderEliminar
  2. é difícil sim!não tem como aprender so nesta foto precisa de mais detalhes.

    ResponderEliminar
  3. gostei só gostaria se pudesse postar um vídeo para
    esclarecer melhor,mas as dicas foram valiosas;
    um abraço.

    ResponderEliminar
  4. cara enraiar esse tipos de aro e muito facil, quero ver se vc consegue mostra como enraia um aro aero ou vmaxx de marca vzan

    ResponderEliminar
  5. voc~e não pode fazer um vídeo tutorial e bem melhor de entender

    ResponderEliminar
  6. O ideal seria gravar um vídeo. Pense nisso!!

    ResponderEliminar
  7. http://imageshack.com/a/img534/2844/uq1e.jpg
    http://imageshack.com/a/img856/7846/hm6t.jpg
    http://imageshack.com/a/img571/788/3xs6.jpg

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. próximo passo fabricar o mancal para alinhar a roda,até a proxima Don.

      Eliminar